top of page
manumil.jpeg

Manu Militão

Manu Militão nasceu em outubro de 1965, no Rio Grande do Norte. Aos 6 anos, veio para Brasília, onde construiu e consolidou sua trajetória artística. é casado, artista visual, pedagogo, diretor de arte, cineasta e apresentador do webprograma de entrevista No Sofá Amarelo, voltado para o incentivo à leitura.

A vida artística começou na Escola CED 06, no Setor P Sul, em Ceilândia, aos 14 anos de idade. A então professora de artes, Marilda Rodrigues Moreira, ensinou ao artista as primeiras técnicas de óleo sobre tela. Foi uma importante incentivadora do pintor que ali começava a despertar. Em um mês de férias, com o apoio da professora, Manu produziu 37 telas. Desse trabalho nasceu sua primeira exposição.


Seguiu se dedicando à pintura e, mais tarde, participou dos salões de arte em Brasília. Em seguida, estudou cenografia teatral, onde produzia grandes painéis sempre tendo como base o desenho realístico.


Ingressou no audiovisual através do desenho animado, produzindo peças publicitárias. Em seguida, passou a trabalhar como cenógrafo e diretor de fotografia em vídeo produções.


Seu talento o levou até a Europa, onde passou um período na cidade portuguesa de Lisboa. Trabalhou como diretor de animação, cenógrafo, entre outras funções, sendo reconhecido e agraciado como melhor diretor de animação do ano em 2000 com o prêmio TMN.


Em seguida, retornou a Brasília, a terra que fez brotar e amadurecer a sua arte.
 

Manu Militão e Sofá Amarelo

UMA ARTE CANDANGA

De volta à Capital Federal, deu início a uma nova fase de sua arte candanga, com a influência da terra que ele adotou como sua.
Em 2017, realizou duas exposições. Uma delas, denominada Retratos e Cores, ocorreu no âmbito do projeto UniCEUB Cultural, uma iniciativa de divulgação artística do Centro Universitário de Brasília - CEUB, a mais tradicional instituição de ensino superior privada da Capital Federal. A segunda mostra, Sonhos e Cores, ocorreu na concessionária Harley Davidson da cidade.
Em 2018, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Parceiro da Escola, da SEEDF, do Governo do Distrito Federal.
Outro reconhecimento à sua contribuição para as artes brasiliense e nacional vem do Superior Tribunal Militar. Em 2015, o artista foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito do STM.

Manu tem sido figura central no projeto Mulheres Eternas, uma iniciativa que reúne atividades acadêmicas e culturais com o objetivo de homenagear personalidades femininas e propor ações em busca da paridade nas relações de gênero.

UMA ARTE BRASILIENSE QUE ENCANTA O MUNDO

Manu é um artista que sente orgulho em apresentar sua arte e representar Brasília por onde quer que vá. Sua arte ganhou os salões da cidade e também do mundo afora, mostrando o traço de um artista candango aos olhos estrangeiros.
Em 2018, foi convidado a participar da exposição coletiva Inside Out, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, evento da Agenda da ONU, NY-USA.
No ano seguinte, lançou a si mesmo um grande desafio. Viajar de moto do Brasil ao Alasca retratando moradores das fronteiras dos países. Em sua moto, passou por 14 países do continente americano, produzindo 15 obras. O produto dessa viagem pôde ser conferida na Exposição Border, que ficou à mostra no Museu da República, em Brasília, tendo recebido 40.487 visitas.
Devido ao forte envolvimento em questões sociais, como a paridade de gênero, o artista foi convidado a participar do Women in Tech 2022, evento inserido no 3º Fórum Mena e ocorrido nos Emirados Árabes Unidos.
Outra conquista deste artista candango se deu em 2021, quando conquistou o prêmio Emerging Artist Award, no evento Jada Art Week Exhibition, em 2021, na França.
Manu Militão é o artista responsável por retratar todas as mulheres homenageadas nas edições do Mulheres Eternas.

Conheça mais sobre o artista no site www.manumilitao.com

Manu Militão Border

CONTATO

Endereço

Lago Norte, Brasília, DF

71510-010 - Brasil

Contatos Manu

  • Instagram Manu Militão

No Sofá Amarelo

  • Youtube No Sofá Amarelo
  • Facebook Sofá Amarelo
  • Instagram No Sofá Amarelo

Desenvolvido por Roberto Lemos.

bottom of page